top of page

NUNO RIBEIRO

Nuno Ribeiro_foto oficial
Nuno Ribeiro
NUNO RIBEIRO
Nuno Ribeiro
Nuno Ribeiro

Aos 16 anos, Nuno Ribeiro ficou em quarto lugar no The Voice. A sua participação foi muito positiva e o facto de não ter entrado em disputas com ninguém, ajudou-o e isso passou para as pessoas. Antes de entrar no programa já gostava muito de música – sempre foi uma coisa que quis fazer, embora ainda não dissesse: “é isto”. O concurso ajudou-o a entrar no meio e a perceber: “é mesmo isto que quero”. Uma rampa de lançamento que lhe conferiu experiência.

Nos 6.º e 7.º anos Nuno era um rebelde. Mas, a partir dos 16 anos, depois de ter aparecido na televisão, achou que estava na altura de começar a ter planos mais concretos para a sua vida. Entretanto entrou em Geografia, iniciando os estudos universitários na Faculdade de Letras do Porto. Devido a incompatibilidades de horário, congelou a matrícula – que poderá retomar a qualquer momento – para se dedicar em pleno à música, que por vezes implica noitadas até às 6h da manhã.

Quando saiu do concurso televisivo começou a compor de imediato. Esteve com alguns produtores antes de iniciar o trabalho com Vítor Silva, o produtor do seu primeiro álbum. O single “Tu” foi a primeira criação de ambos. Seguindo o espírito do DIY o talento para a música está-lhe no sangue: o irmão tocava bateria e Nuno seguia-lhe as pisadas, e o pai tocava guitarra e logo depois o filho dedilhava acordes. A irmã mais velha também cantava. Nuno chegou mesmo a ter uma banda “mais amadora” cujo baterista era o seu irmão. “A minha mãe é a única mais calminha, de resto é uma barulheira aqui em casa”, confessa.

Depois de “Tu”, o single de estreia, seguiu-se “Longe”, em Outubro de 2018, que se transformou num verdadeiro êxito, com mais de 9 500 000 de visualizações no Youtube, mais de 2 250 000 streams no Spotify e com passagem em todas as grandes estações de radio em Portugal, já certificado Single de Ouro.

 

Em Março de 2019, sai o terceiro single “O Que fomos”, Single de Ouro, que conta com um featuring de David Carreira e já com cerca de 2 700 000 de visualizações do seu vídeo, tendo no Spotify mais de 2 250 000 streams. Em Junho desse ano sai ainda o quarto single com a participação de Rogg e que antecedeu o lançamento do álbum estreia “Nuno Ribeiro”. “Para Lá Das Oito”, o quarto single, é mais um grande êxito tendo já ultrapassado 2 000 000 de visualizações no YouTube, mais de 3 000 000 streams no Spotify e conquistado o galardão de OURO.   

 

No início de 2020, Nuno Ribeiro lançou um vídeo para o tema “Assim Já Não vai Dar”, também do álbum estreia e que já foi visto mais de 1 milhão e 300 mil vezes no YouTube. Em pleno período do primeiro confinamento, devido à pandemia de covid 19, Nuno Ribeiro lançou “Tarde Demais” que se revelaria outro enorme sucesso com o seu vídeo, todo filmado em casa, a receber até hoje 5 100 000 visualizações. A canção tem a autoria e produção de Nuno Ribeiro e já ultrapassou 1 900 000 streams no Spotify, tendo alcançado também o galardão de Ouro. 2020 foi um ano de muito trabalho, mesmo apesar da pandemia que o obrigou a cancelar vários planos para concertos ao vivo e o ano não encerraria sem que Nuno Ribeiro editasse mais uma grande canção.

Desta feita juntou-se à cantora espanhola Ainoa Buitrago e lançou “Por Ti” que já leva mais de 4 500 000 visualizações no YouTube, mais de 2 400 000 streams na plataforma de música Spotify e que se tornou num dos grandes êxitos de 2021 chegando ao Top 5 da plataforma Shazam e Top 10 de radio e permanecendo no primeiro lugar do Top de Ouvintes da RFM durante 16 semanas. Um recorde absoluto. Mais uma canção a alcançar a marca de Ouro.

Já no ano de 2021 convidou o artista Brasileiro Nick Cruz para uma parceria na canção “Nas Ondas Do Mar”, já Single de Platina, voltou a surpreender tudo e todos com mais de 1 600 000 visualizações no YouTube. Na plataforma Spotify passou os 3 200 000 streams.

Para além da sua carreira a solo, Nuno Ribeiro tem continuado a compor e produzir música para nomes grandes do panorama musical português. Nos últimos 5 anos Nuno Ribeiro colaborou com outros artistas como Olavo Bilac, Matay, Sea, para David Carreira, Sara Carreira e Mickael Carreira e até para o próprio Tony Carreira. Nuno Ribeiro, por todo este percurso, tem sido considerado como uma das grandes revelações da música portuguesa, mas podemos dizer que, neste momento, ele é de facto já uma certeza.

Em 2022, Nuno Ribeiro, depois de dois anos de pandemia que impediram os artistas de todo o planeta de fazer o que mais gostam que é subir ao palco, viu finalmente a oportunidade de levar estas canções aos palcos de todo o país. Com dezenas de concertos durante todo o ano, teve ainda tempo para lançar em Fevereiro desse ano, “Dias Cinzentos”, que estreou ao vivo num espectáculo na cidade Guimarães, tendo logo recebido uma reacção incrível dos muitos fãs presentes no multiusos da cidade. Este tema é mais um êxito, ultrapassou já as 3 500 000 visualizações no Youtube , sendo também já certificado Single de Ouro com mais de 2 300 000 streams na plataforma Spotify. No final do ano sairia ainda a canção “Meu Lar” que Nuno também estreou Ao Vivo na terra onde cresceu.

 

Já em Abril de 2023, junta-se aos Calema e Mariza para lançar aquela que está a ser uma das canções mais ouvidas em Portugal este ano, “Maria Joana”. Um Verdadeiro Smash Hit que se ouve por todo o país e que é cantado por milhares dos 8 aos 80 anos. A canção esteve vários dias em Nº1 do Top de Tendências e Nº 1 do Top de vídeos mais vistos do YouTube, levando já mais de 13 000 000 de visualizações. O tema foi ainda Nº1 do Top da plataforma Shazam, Nº1 do ITunes e encontra-se no Top 10 de temas com mais streams no Spotify passando já os 6 000 000 de streams nesta plataforma. É também uma das canções mais ouvidas nas estações de radio em Portugal tendo alcançado o Nº4 de Airplay em Portugal. Este incrível tema teve a certificação de Platina, em menos de 3 meses do seu lançamento, e corre rápido para a Dupla Platina. Mas a música já passou fronteiras tendo mesmo ocupado posições em vários Top’s da Alemanha, Canada, França, Luxemburgo, Suiça, entre outros.

 

No mesmo momento que Nuno Ribeiro anuncia os seu primeiro Coliseu Porto Ageas, a 4 de Novembro, tempo ainda para uma Tour de cerca de 40 datas pelo país e para o lançamento, a 23 de Junho, de um EP com 4 novos temas, incluindo o single “Não Devia”, com a participação do também jovem artista Loony Johnson. Este EP, ao qual Nuno Ribeiro atribuiu o título “Sentido”, inclui ainda “Fica Só”, “Magia” e “Melhor De Mim”.

Nuno Ribeiro vive um verdadeiro momento incrível na sua ainda curta carreira, mas já cheia de conquistas e o futuro promete mesmo ser ainda mais brilhante.

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza | Maria Joana
Nuno Ribeiro | Dias Cinzentos
Nuno Ribeiro | Nas Ondas do Mar feat. Nick Cruz
Nuno Ribeiro | Por Ti feat. Ainoa Buitrago
REDES SOCIAS
  • Spotify - círculo cinza
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page