JÜRA
O que há num nome? No caso de Jüra, há verdade.
Cantora e compositora, que encontra na música a tradução da emoção, da dor e do amor que sente. É Jüra a jurar amor. A cantar o amor e a dor, do amor.
Artista multifacetada, a busca pelo seu caminho fê-la voar, desde cedo. Depois de terminar o Curso de Dança na Academia de Dança de Alcobaça, mudou-se para Lisboa para estudar na EPAOE - Chapitô, que terminou em 2017 com distinção e foi trabalhando em variados contextos, como bailarina, acrobata, atriz e também em dobragens.
Em 2019 começou a tratar a sua música com mais seriedade, cresce o desejo de partilhar o que cria, ao perceber a paz que é sentir e saber que o que escreve e canta, como canta, a traduz totalmente. É isso que se percebe de forma nítida e desarmante nos primeiros singles que lançou, “És o Amor” e “somozumnãodois”, que mereceram grande destaque nas plataformas digitais, com mais de meio milhão de streams, e nas principais rádios nacionais.
Em 2022 lança finalmente o EP de estreia “Jüradamor”, calorosamente recebido pela crítica e público, que enche o Estúdio Time Out em Lisboa para a ver ao vivo pela primeira vez, e confirma-se o que há muito já se sabia, que é uma das grandes revelações da música em Portugal.
A imagem e sonoridade únicas que traz consigo e que vivem entre a Pop, o R&B e o Hip Hop, conquistaram as principais rádios nacionais com o single “diz-me”, alcançando o Top20 airplay em Portugal e o Top Shazam Portugal.
Depois de dois EPs, “Jüradamor” e “rés.tu”, a artista e compositora encheu o Capitólio em nome próprio, subiu ao palco dos maiores Festivais nacionais, NOS Alive, Super Bock em Stock, Festival F, Festival Authentica, e contou com uma digressão de mais de 20 datas de Norte a Sul de Portugal neste último ano.
Ainda em 2023 foi artista MTV Push e tornou-se numa das mais recentes embaixadoras da Adidas.
“tudoparachegarati” é o segundo tema de avanço do álbum de estreia “sortaminha" de Jüra, com edição prevista para a Primavera de 2024.
Esta nova faixa com produção de L-Ali, NED FLANGER e DØR, nasceu de uma residência artística em Sesimbra. Jüra juntou os produtores e músicos com quem tem vindo a trabalhar, para criarem sem restrições e compor aquele que será o primeiro LP da artista.
"tudoparachegarati” continua a desvendar o álbum “sortaminha” que junta a Pop, o R&B, Hip Hop e outras sonoridades urbanas, onde vive, respira e se inspira.
"Foi tudo para chegar a ti, aqui, ao momento em que tudo faz sentido, em que o passado deixa de ser peso e se torna caminho, para um lugar bom, tão bom que quero esticar o tempo, ficar, acordar e deixar-me estar, a olhar, para ti.
tudoparachegarati é a canção para todas as manhãs. Para todas as manhãs em que desafio o tempo só para poder ficar a olhar só mais um bocadinho para o amor que deu sentido a tudo o que passou. É tão bom, que o passado, seja ele qual for, faça valer sentir que foi tudo para chegar aqui. tudoparachegarati.
É uma canção que encerra qualquer luta interior com o passado, que o justifica por ser tão bonito o presente. Um tema que pede mais tempo ao tempo, que o desafia para viver esse amor de perto e ficar a olhar só mais um bocadinho." partilha Jüra.
A Jüra é já uma das principais artistas emergentes em Portugal, com uma composição e sonoridade únicas. Prova da sua ascensão é o constante airplay nas principais rádios nacionais, os inúmeros Festivais por onde passou, NOS Alive, Super Bock em Stock, Authentica, F, entre outros, e o concerto em nome próprio no Capitólio em Lisboa, que contou com casa cheia, conquistando o público e a crítica, que se refere à artista e compositora como "o presente da música urbana portuguesa" (Hip Hop Rádio).
Em pouco mais de um ano, Jüra lançou dois EPs, "Jüradamor" e "rés.tu", uma Trilogia, marcada pelas novas colaborações e sonoridades, com diferentes produtores e artistas e anuncia agora o álbum de estreia para a primavera de 2024.