SILK NOBRE

SILK NOBRE

Fernando Nobre AKA SILK NOBRE 

  

Fernando Nobre - Cantor, encenador, ator e músico nasceu em Lourenço Marques, Moçambique em 1971. Filho de pais Cabo-Verdianos, é o mais novo de uma familia de 6.

A mistura de sangue na sua arvore genealógica corre da Guiné até à Escócia. Das memórias de criança reteve a noite de 25 de abril de 1974, onde recorda estar a dançar de felicidade. A família retornou a Portugal em 1979, dentro da chamada vaga de migração das ex-colónias para Portugal continental no pós 25 de abril, sendo o termo mais utilizado neste êxodo de “ os retornados”.  

 

Na  adolescência e juventude a adaptação com que muitos destes núcleos familiares foram encaixados na sociedade e quotidiano não foi fácil, , e sem se sentir menor na nostalgia de crescer como muitos dos “retornados” e da forma como eram encaixotados nas torres do bairro social da Zona J de  Chelas,  respirava as barracas na paisagem a paredes meias com os bairros de lata, ouviu de tudo das janelas do seu saguão. Recorda as festas de quintal no Areeiro, o mundo no quintal na companhia dos mais velhos a bailar com as “damas” de Marvila, testemunhou onde  se fechava as noites  no antigo  Bairro Alto dos anos 80 e 90,  o convívio do rock,  a passagem pelo rap e pelo metal, até à pop da MTV...  Aos domingos sentava-se no banco da igreja baptista, onde no berço em que “ Deus é Amor”,  sentia adoração ao próprio sol enquanto cantava gospel no coro: o sagrado. Estes eram os dias entre o céu e o profano, misturados com as histórias de vida boémia em Lisboa, em que todos usavam cabelo comprido, iam aos bolos ao chile e corriam para apanhar o ultimo comboio em busca de um outro sitio para dançar .”The Soul Train”... Foi bailarino de street dance até ir para a tropa e fez-se ao conservatório para aprender arte de comunicar...

 

Formou-se  na Escola do Conservatório: Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde aí, já realizou mais de 50 peças na Companhia de Teatro da Garagem, onde fez parte do elenco fixo durante mais de 10 anos.  Os géneros dramático, trágico e cómico cruzam -se com habilidade na sua interpretação, quer no teatro , quer em novela, series e cinema.  Já algum tempo assumiu a sua faceta de Professor de Teatro e Performance. Integrou o coro de gospel Shout.  fundou e colaborou com os Funkie Messengers, Mister-Lyzard, Funk do Boi. Fecha agora o ciclo como frontman e vocalista dos Cais Sodré Funk Connection, onde gravou 3 álbuns de originais. inicia agora o seu novo projecto como interlocutor lusófono e praticante da fala criola num convite à viagem pela história e herança da música negra na diáspora,  segundo os estudos e ensinamentos dos clássicos criados pelos encontros atlânticos entre Portugal e África,  num convite à festa, á dança, à celebração na era digital e das comunicações rápidas e da inteligência artificial.  

 

Silk Nobre - Black Music orgânica e ascensional!

Silk Nobre | Sabe Sabe
REDES SOCIAS
  • Grey Instagram Ícone
  • Facebook
  • Youtube
  • Spotify