NELSON FREITAS
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Neto de uma geração de cabo-verdianos que partiu em Direcção à Holanda, o cantor habituou-se desde cedo ao ambiente de estúdio, ao lado do tio, com quem mantinha uma grande proximidade.
É em 1997 que começam os Quatro, a banda da qual Nelson fazia parte, com uma sonoridade nova, a meio caminho entre o zouk e a kizomba, com influências de r&b e hip hop. Editaram 3 álbuns ao longo de sete anos com enorme sucesso em países como Angola, Cabo Verde ou Moçambique.
Em 2006 editou o seu primeiro álbum a solo “Magic” que vendeu mais de 70 000 cópias em todo o mundo. Seguiu-se “My Life” em 2010 de onde foram retirados singles como “Rebound Chick”, “Saia Branka” e “Nha Primere Amor”. A crítica rendeu-se ao trabalho de Nelson Freitas com este segundo álbum e as vendas ultrapassaram as 90 000 cópias.
Em 2013 lançou o seu terceiro álbum de originais, “Elevate”, de onde foi retirado o grande sucesso “Bô Tem Mel”. Neste álbum colaborou com artistas e produtores de diferentes origens criando uma sonoridade inconfundível. A digressão deste álbum – The Elevate Tour – começou em Lisboa no Coliseu dos Recreios, seguindo depois para outros países da lusofonia.
2016 foi um ano marcante no percurso de Nelson Freitas, tendo lançado um novo álbum, “Four”, que entrou diretamente para o topo das tabelas de vendas nacionais atingindo o 1º lugar da tabela do iTunes na semana de lançamento. A produção deste álbum é de luxo, contando com a participação de nomes como Mayra Andrade, Mikkel Solnado, Loony Johnson e Richie Campbell, este último em “Break of Dawn”, video que conta com mais de 21 milhões de visualizações no YouTube.
“Miúda Linda” é um dos singles retirados deste disco e é, de acordo com o Youtube Music Charts, o vídeo mais visto em um ano em Portugal, com 18,8 milhões de visualizações. Ao todo o vídeo já soma, a nível global e desde o seu lançamento, mais de 33,5 milhões de visualizações.
Nelson Freitas continua assim uma trajetória única e o sucesso em torno das suas músicas continua a aumentar.