DIANA VILARINHO

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
Diana Vilarinho

Diana Vilarinho é uma jovem cantora de fado que tem conseguido reunir muita atenção por parte dos que têm tido a sorte de a ver ao vivo.

 

Descobriu que sabia cantar aos 7 anos, primeiro com cantigas populares e, pelos 9, com fado.

 

Aos 15 anos tornou-se residente na sua primeira Casa de Fado e aos 18, depois de terminar o ensino secundário decidiu passar algum tempo na India fazendo voluntariado (actividade que ainda faz parte da sua vida em Portugal nos dias de hoje).

 

A sua primeira paixão musical foi o disco de estreia de Ana Moura mas, hoje em dia, cita frequentemente como inspiração e influências maiores Maria José da Guia (1929-1992) e Carlos do Carmo (1939-2021).

 

Agora com 24 anos, Diana Vilarinho já conquistou alguns marcos de relevo na sua vida, seja os prémios na Grande Noite do Fado, ou as várias participações no maior festival do género em Portugal, o Festival Caixa/Santa Casa Alfama, bem como algumas incursões em mercados internacionais como a Espanha, Alemanha e Austria.

 

Como todos os grandes cantores de fado, Diana canta habitualmente nas mais emblemáticas Casas de Fado de Lisboa, mantendo-a próxima de uma realidade que não vive só dos grandes teatros mas também dos pequenos espaços, informais ou não, com grande  proximidade com o público e que  caracterizam as Casas de Fado.

 

O Primeiro album, lançado em Outubro de 2021 pela Sony Music, com um repertório criteriosamente escolhido por si e pelo seu produtor, o também cantor Ricardo Ribeiro, tem também uma música escrita e composta por Carminho.

 

Em concerto Diana Vilarinho apresenta-se com a formação tradicional do Fado: Guitarra Portuguesa, Viola e Baixo Acústico.

Diana Vilarinho | Estas quadras que vos deixo
Diana Vilarinho | Quando a dor bateu à porta